A relação entre diferentes gerações na PMBA

As diferentes gerações na PMBA

No momento em que comemoramos 80 anos da nossa Academia de Polícia Militar, gostaria de comentar aqui no blog sobre o que se costuma chamar de “choque” de gerações. Geralmente este termo é utilizado para designar a relação entre dois ou mais grupos de pessoas que se diferenciam por ter nascido com vários anos de diferença entre eles.

Nós, policiais militares, “nascemos” para a Instituição entre os 18 e 30 anos, momento da nossa vida em que ingressamos na PMBA, seja como praça ou oficial. E logo após ingressarmos temos que nos relacionar com outros policiais militares com 20, 25, 30 ou até mais anos de serviço prestados. Impossível não haver diferenças, pois as experiências, visões de mundo e conhecimento são, de fato, distintos.

Entretanto, esse “choque” é benéfico, e faz parte de qualquer organização social. Os novatos geralmente representam a mudança, a inovação, a disposição, a inquietação. Os experientes geralmente representam a moderação, a cautela, a paciência, a sabedoria.

Como se vê, a existência da Polícia Militar da Bahia depende dessas duas vertentes. Como na física, todo choque libera energia, e é essa energia que alimenta a nossa sustentabilidade, pois devemos caminhar sempre atentos e abertos a mudanças, mas ao mesmo tempo respeitando e valorizando as nossas tradições.

O aspirante ou o soldado recém-formado dever ter como referência os companheiros mais experientes. O coronel e o subtenente devem ter a humildade de ouvir e considerar os entendimentos daqueles que serão o futuro da Corporação.

Apenas bons frutos pode-se colher dessa saudável relação!

2 comentários sobre “A relação entre diferentes gerações na PMBA

  1. Sr. Cmt cel pm Anselmo, na oprtunidade venho agui me expressar uma situação, sou praça desde de 1980, aonde fui sd Bm, 3 sgt, 2sgt 1sgt, em 2003 fiz o cas habilitado pra fazer o cfoa, em 2005 submeti a concorrer o concurso com muito sargentos sem cas, e universitários fiquei para traz, 2009 outro concurso, mais 2 bombeiros foram chamado mais uma vez fiquei para traz, agora que chegou minha vez de convocar 2 bombeiros eu sendo o 02 não aconteceu ainda ,porque muitos que fizeram o concurso de 2009 foram convocados pela justiça, mais uma vez pedir. Em setembro de 2016 completo 60 anos de idade, será que até lá eu não vou ser convocado pra fazer o cfoa por antiguidade.

  2. Bom dia! Minhas saudações regulamentares! Claro que é o Ser Humano sábio, tem que tirar proveito dessa convivência entre as gerações! O que seria de nós, se não acontecessem os primeiros conselhos policiais ainda na Academia? Do senhor velho bom Oficial ou Praça, que tentando ajudar, botaram e botam as lições das ruas nas mãos dos Novinhos, sejam com estrelas ou não? “Se os novos soubessem, se os velhos pudessem”. Assim, tiro o meu chapéu e presto a minha continência a todos “Antigões” que passaram e ainda passam na minha vida profissional e civil! Muitas saudades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *