O intercâmbio da PMBA com a Polícia Nacional da Colômbia

Polícia Nacional da Colômbia

Um dos princípios de qualquer organização bem-sucedida é a abertura para novas iniciativas e experiências que possam aperfeiçoar sua forma de atuação. É o que não canso de buscar na Polícia Militar da Bahia, e incentivo cada policial militar a seguir. Por isso considero fundamental o estudo e intercâmbio com outras organizações policiais, brasileiras e internacionais.

É nessa perspectiva que visitamos, nesta semana, a Polícia Nacional da Colômbia, em Bogotá, juntamente com oficiais alunos do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Segurança Pública, o CEGESP.

Pudemos conhecer um pouco da doutrina e da prática de Policiamento de Proteção Cidadã, Inteligência Policial, Resgate e Operações de Defesa Civil, além de detalhes sobre o Programa de Vigilância Comunitária por Quadrante, que envolve ações de policiamento em proximidade com o cidadão.

O Programa de Policiamento da Colômbia possui três vertentes que consistem em, 1. Identificar a mancha  criminal; 2. Planejar a ação policial específica e; 3. Articular os demais atores sociais.

Sua operacionalização ocorre por meio de pequenas unidades de polícia em territórios denominados distritos, que equivalem aos nossos bairros, para uma fração de tropa tipo pelotão da PMBA.

“É incrível como há um entendimento universal de que a eficiência policial está diretamente ligada aos pactos formados com a comunidade local e demais instâncias do Poder Público.”

O interessante desse tipo de encontro é que podemos não só aprender muito com os companheiros de outro país, mas ratificar nossa visão em muitos aspectos. É incrível como há um entendimento universal de que a eficiência policial está diretamente ligada aos pactos formados com a comunidade local e demais instâncias do Poder Público.

É o que sempre defendemos: uma corrente do bem entre a Polícia e a Comunidade. Na Colômbia, que possui uma cultura bem semelhante à brasileira, não é diferente.

Só temos agradecimentos aos policiais colombianos que nos recepcionaram com tanta presteza e cortesia. Obrigado pelos ensinamentos e pelo almoço de confraternização oferecido aos nossos oficiais. Ficamos abertos a novos contatos e intercâmbio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *