O Dia Internacional da Mulher é uma data significativa para toda a sociedade, mas deve ser de especial importância para nós, policiais militares. Não apenas porque somos guardiões dos direitos e deveres dos cidadãos e cidadãs nos cotidianos dos municípios baianos – da capital ao mais longínquo entre eles. Mas também porque nossa Instituição é integrada por mulheres, cabendo-nos ser exemplo na valorização, reconhecimento e afirmação da plenitude feminina.
Mais do que oferecer flores neste dia, precisamos reconhecer definitivamente as mulheres como seres livres e capazes para exercerem suas potencialidades. Precisamos superar qualquer estereótipo: seja o da mulher que nasce para dedicar-se ao casamento, seja o da mulher que prioriza a vida profissional acima de tudo. A frase vem sendo pronunciada há algum tempo, mas ainda diz o que precisa ser dito: ser mulher é ser o ela que queira ser. Lugar de mulher é qualquer lugar.
A trajetória das mulheres em nossa Corporação é admirável, e tenho a convicção de que estamos apenas no início de grandes conquistas nesse sentido. O Centro Maria Felipa é uma realidade irreversível, e a Ronda Maria da Penha hoje tem destaque e proporção que superam as fronteiras do estado da Bahia.
No campo da cultura organizacional, precisamos conversar mais, entender e caminharmos juntos para que a mulher não seja subestimada na grande contribuição que dão e podem dar para o futuro da Polícia Militar.
Uma sugestão que faço aos colegas de farda é refletirmos sobre a utilização do termo “PFem”, geralmente empregado de maneira pejorativa e sarcástica. Reconhecendo que as palavras e expressões que utilizamos esboçam a realidade dos nossos atos e visões de mundo, termos desse tipo soam inadequados. Até porque não temos um correspondente masculino com o mesmo objetivo.
Que neste Dia da Mulher comemoremos a presença e a dignidade das mulheres que integram as nossas vidas, e também tomemos consciência sobre o quanto o reconhecimento da mulher em nossa sociedade é caminho, e não algo concluído. Devemos considerar a necessidade de grandes ações, mas também entender que nas mínimas coisas, ao alcance da cada um(a), podemos iniciar grandes mudanças.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Parabéns pelo seu dia todos os dias
Parabéns pelo texto, todas merecem nosso reconhecimento e valorização.