Uma mensagem aos futuros policiais militares

Mensagem aos futuros policiais militares

Com os concursos para o Curso de Formação de Soldado (CFSd) PMBA e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) já confirmados pelo governador Rui Costa, vale a pena conversar um pouco com aqueles que almejam o ingresso na nossa Polícia Militar da Bahia. Tenho visto a quantidade de jovens que se empenham diariamente estudando para os nossos concursos, demonstrando o quanto a nossa Corporação é uma referência de profissionalismo e de valor para a comunidade. Isso me deixa muito feliz!

Saiba que aqui você terá o grande desafio de prestar segurança pública ao povo baiano, e aos milhares de turistas que visitam nosso estado anualmente. Nesse sentido, é importantíssimo assimilar a essência do servir, que é a grande razão de ser da nossa profissão. É uma responsabilidade e um prazer muito grande representar a tranquilidade para uma comunidade, através da nossa presença e atuação.

Em várias circunstâncias, a Polícia Militar é a referência do Estado para o cidadão, que muitas vezes encontra-se em situação de vulnerabilidade e aflição, precisando de apoio, acolhimento, suporte. Nesse sentindo, a sensibilidade na forma em que se trata um cidadão, faz toda diferença.

Ao tornar-se policial militar, você, automaticamente, será visto como uma liderança social e será exigido pela própria sociedade a agir em consonância com esse papel. É muito realizador tornar-se uma liderança que possui a capacidade de promover o bem à comunidade!

Toda autoridade traz consigo alguma responsabilidade. E nossa principal responsabilidade é agir conforme a lei. É indispensável e fundamental na carreira policial-militar a conduta ética correta, o respeito aos valores morais, o bom trato com o cidadão. A austeridade que a farda entrega no combate qualificado ao crime não pode ser desviada para o cometimento de qualquer tipo de abuso. Ao contrário: a ação do policial militar só faz sentido público quando está inteiramente dentro do ordenamento jurídico.

Esse é o desafio e o compromisso da nossa missão, tão peculiar e diferenciada: a cortesia unida à severidade legal, a disciplina unida à solidariedade, o empoderamento social associado à ordem, o respeito às diferenças e a negação de qualquer privilégio. Dessa forma, com bom senso e equilíbrio conseguimos atuar da forma mais justa, fazendo cumprir a ordem ponderada dentro dos contextos sociais.

Além disso, nunca é demais lembrar: trabalhamos mesmo colocando a própria vida em risco pelo bem da coletividade. Para nós, policiais militares, para mim, comandante geral da PMBA, é um grande orgulho ostentar esta farda e saber que milhares de candidatos nos têm como referência, e querem unir seus futuros aos nossos. O ofício policial-militar é muito desafiador, mas também muito realizador. Tenham todos e todas boa sorte!

Lembrem-se sempre: PM e comunidade na corrente do bem!

26 comentários sobre “Uma mensagem aos futuros policiais militares

  1. Bom dia comandante pra me e triste saber que ainda não posso ser um policial pois já tenho 40 anos e ainda esto fazendo o insino médio não tenho curso superior…esto vendo o meu sonho de ser uma perfem acabado…que Deus abençoe vc que poderá participar do concurso…pois eu não posso

  2. Boa tarde Comandante, parabenizou pelo incentivo que esta mensagem trás aos nossos jovens. Sou referência e exemplo dentro da minha família, meus sobrinhos estudam ou estudaram no CPM, todos almejam ingressar na PMBA. Obrigada por motiva-los!

  3. Olá, Boa tarde, sou um dos candidatos ao curso de formação para o concurso da polícia militar da Bahia. Quero desejar a todos os meus colegas é amigos uma boa sorte a todos nós. Deixo essa mensagem logo abaixo para todos aqueles que acham que não tem capacidade de almejar o tão sonhado cargo, seja para este no qual iremos concorrer ou para qualquer cargo que seja. “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.” Albert Einstein.

  4. A minha filha estar ansiosa para fazer o çoncurso de oficial e de soldado dá PM BA pois recentemente ela se formou no colégio militar dá Olívia aqui em salvador mais o sonho dela é entrar nas forças armadas e na polícia estar no sangue desejo tudo de bom para todos que querem engresar besta carreira linda com dedicação ,força,coragem e respeito desejo felicidades a todos e meu muito obrigada ao comandante geral dá polícia militar dá BA pela força que todos estes jovem merecem

  5. Olá estou no 1 ano ensino médio tenho 18 anos e sonho em ser um pM honrar e proteger e gostaria de fazer o concurso já estou tirando minha habilitação só que tô com medo de fazer o concurso e não mim aceitar

  6. Boa noite sr Coronel Anselmo Brandão , me desculpa o horário, é que agora encontrei rede em minha linha celular pois me encontro em um interior do estado da Bahia. O motivo no qual me levou a comunicar ao senhor é o fato d’eu estar desesperado sem saber oque fazer. Fiz minha inscrição no concurso público da PMBA Salvador , mas tive que vim para o interior , meu padrinho/avô esteve com problemas de saúde. Mas o caso é que no meio dessa confusão não trouxe o boleto bancário para pagar o concurso , e não tinha rede celular e o prazo era até 22.06 à 2 dias antes. Por favor sr Coronel , estou desesperado , este concurso é minha vida, estudei no CPM Ribeira a minha vida inteira , militarismo estar no sangue, paguei cursinho , larguei até emprego para me dedicar 100% ao meus estudos. Já chorei demais sr Coronel , eu preciso muito participar deste concurso. Não sei mais oque fazer nem a quem recorrer. Por favor me ajuda !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *