O segredo da atuação da PMBA no São João

PMBA no São João

Estamos em pleno desenvolvimento de uma grande Operação da Polícia Militar da Bahia, a Operação São João, que conta com os esforços de cerca de 20 mil homens e mulheres dedicados a prestar segurança a todos os espaços públicos que se relacionam com os festejos juninos, em toda a Bahia. Além das dimensões que toda essa estrutura demanda, é notável um outro elemento, que gostaria de ressaltar neste artigo.

Estou falando não só da Operação São João, mas de todo evento festivo em que a PMBA atua. Em qualquer situação onde o policial militar precise realizar policiamento ostensivo enquanto os demais cidadãos estão descontraindo e se divertindo. Me refiro à necessidade de sermos mediadores da ordem em um ambiente criado para que as pessoas extravasem. Mais até do que ocorre no serviço ordinário, policiar um evento especial exige muita sensibilidade, compreensão e bom senso.

Durante o São João, Carnaval, Micareta ou mesmo num jogo de futebol, as pessoas costumam agir pautadas na emoção. Geralmente consomem bebidas alcoólicas e interagem de maneiras inusitadas. Nesses festejos o policial militar precisa ser um bom observador, agindo com moderação e razoabilidade, evitando que o entusiasmo dos foliões se desdobre em lesão a direitos, isso sem fazer com que os objetivos do festejo sejam atingidos: a alegria, a celebração e a diversão.

“Nos preocupamos com um planejamento detalhado, que dê conta dos fatores logísticos, operacionais e até psicológicos do efetivo”

Não é uma tarefa fácil, exigindo controle emocional, técnica, condições de trabalho e reconhecimento do serviço da nossa tropa. Por isso nos preocupamos com um planejamento detalhado, que dê conta dos fatores logísticos, operacionais e até psicológicos do efetivo.

Ao assumir o serviço no São João o policial militar está atento ao cidadão que toma licor, dança forró e se esquenta na fogueira. Ao perceber qualquer potencial risco que possa atingir esse folião, nossos homens e mulheres estão treinados para evitar prontamente.

É seu direito contar com nossos profissionais. Para nós, é um dever, e um prazer, servir e proteger. Conte sempre conosco!

3 comentários sobre “O segredo da atuação da PMBA no São João

  1. Parabéns Comandante, temos que inovar o modelo de segurança do Estado, com a comunidade e resgatar a socialização junto as comunidades…!!!

    Obs. Porto de Sauipe, preciso de um certo carinho da Corporação, para uma melhor segurança do povo que vive lá…

    Ótimo São João…

    O Grupo

    CidadelaNEWS Corporation S.A
    “Empresa que cuida de pessoas”

  2. Parabéns Comandante, temos que inovar o modelo de segurança do Estado, com a comunidade e resgatar a socialização junto a sociedade …!!!

    Obs. Porto de Sauipe, preciso de um certo carinho da Corporação, para uma melhor segurança do povo que vive lá…

    Ótimo São João…

    O Grupo

    CidadelaNEWS Corporation S.A
    “Empresa que cuida de pessoas”

  3. Meu reconhecimento e agradecimento pelo belíssimo e difícil trabalho realizado por nossos guerreiros da segurança pública, quase sempre sem as condições adequadas de trabalho e muitas vezes desvaloriZados. Parabéns pela iniciativa de criar esse canal de comunicação com a comunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *