Sobre este blog e minha filosofia de Comando

Saudações a toda a sociedade baiana, em especial nossos policiais e bombeiros militares!

É com prazer que inauguro este novo veículo de comunicação, para me aproximar ainda mais tanto do cidadão que é beneficiário dos serviços da Polícia Militar da Bahia quanto dos cidadãos policiais e bombeiros militares, que terão neste espaço a oportunidade não só de se informar sobre medidas adotadas pelo Comando da PMBA, mas também de se manifestar com críticas, elogios e sugestões produtivas para o engrandecimento da Segurança Pública na Bahia.

As novas tecnologias de comunicação possibilitaram uma verdadeira revolução nas sociedades contemporâneas, e acredito que a PMBA, como uma instituição que lida com a preservação dos laços sociais, deve estar aproveitando todos os recursos viáveis possíveis para desenvolver melhor o seu trabalho.

Este blog é mais uma oportunidade para reafirmar aquilo que venho dizendo: que a Polícia Militar deve integrar-se à comunidade e a comunidade deve integrar-se à Polícia Militar em uma corrente do bem para a produção da Paz Pública.

Como todo iniciante, peço paciência aos amigos e amigas. Aos poucos vamos encontrando o tipo de conteúdo e a frequência que mais serão proveitosos. Para isso peço a colaboração de todos e todas, para construirmos colaborativamente este espaço.

Lembrem-se: a PM e a Comunidade na Corrente do Bem!

15 comentários sobre “Sobre este blog e minha filosofia de Comando

  1. A policia militar,sempre foi preparada para a seguranca do cidadao,porem a sociedade sofre multacao de comportamentos e inversons de valores e deveres como cidadoes,temos policias alheios a tudo e a todos mais nao sao DEUS,SAO advogados,medicos,enfermeiros, e outras profissons,o policial militar para ter exito na rua,tem quer ter seus direitos respeitados,ser tratado como um trabalhador comum,direitos como .adicional noturno,periculosidade,insalubridade,todo policial e bom e bem treinado.ate entao,nao venha de encontro a varias situacaoes de momento de estresse da rua,O policial militar E um termomentro da sociedade.

  2. Bom dia Comandante, parabenizo-lhe pela nobre iniciativa, gostaria de sugerir a inserção de tópicos que visem instruir a tropa desde a sua atividade operacional até os aspectos que envolvem a sua percepção pecuniária (cálculo de adicionais, hora extra e etc).
    Grato pela oportunidade,
    Bom Dia!

  3. Parabéns comandante, desejamos que o SENHOR JESUS lhe conceda graça e sabedoria para administrar os destinos da nossa queria Polícia Militar da Bahia.

  4. Parabéns ao nosso Comandante Geral por mais essa iniciativa que possibilita a aproximação dos policiais militares e da sociedade com o cotidiano da briosa Polícia Militar da Bahia. Que Deus continue o abençoando, iluminando e protegendo. Sucesso nessa caminhada, que com certeza, será glorificada.

  5. Mensagem ao novo Comandante da PMBA!!!

    O caminho à frente é tortuoso, é preciso sabedoria e cautela para trilha-lo, e essas virtudes não lhe faltarão. O ofício estar POLICIAL [e comandante de todos nós] demanda, na vigência do Estado Democrático, respeito a direitos [fundamentais] duramente conquistados. A preocupação primeira há que ser a de bem conduzir a vossa tropa para servir e proteger a comunidade, a repressão deverá ser circunstancial, isso porque não somos inimigos da sociedade.
    A principal função da polícia [no Estado Democrático de Direito] é servir a comunidade da qual faz parte. A polícia é a comunidade e a comunidade é a polícia.
    Nós [enquanto policiais ou em nossa vida privada] somos parte da comunidade, de toda comunidade, das favelas, das periferias, dos bairros nobres, de todos os lugares. Embora a Constituição tenha dito que somos militares estaduais, vale lembrar que a nossa missão primeira não é a dos militares das forças armadas, que é a de entrar num território e tomar conta dele [guerreando]. A missão militar [federal] é a guerra!
    Não! A nossa missão, enquanto policiais militares, não é a de guerrear, mas a de ostensivamente preservar a ordem publica, a incolumidade física das pessoas [de todas as pessoas] e o seu patrimônio. Nós não devemos estar em “guerra” contra a sociedade, contra as pessoas que juramos proteger.
    Não importa qual crime haja sido cometido, não façamos [nem deixemos fazer] justiça com as próprias mãos!!!
    É chegado um novo dia Comandante, novo tempos se descortinam, que mantenhamos o respeito e fidelidade às leis e à Constituição!!!
    Parabéns Comandante!!!
    Seja feliz em sua nova jornada!!!

    Paulo César de Oliveira
    SGT PM – CIPE/CAATINGA
    Bacharel em Direito;
    Pós-graduado em Direito e Processo Penal
    Instrutor da Disciplina Direito Aplicado (Direito e Processo Penal) ao CFSD/2014.1 e 2014.2
    Instrutor da Disciplina Direitos Humanos ao CEFSGT/2014.5

  6. Coronel,

    Parabéns pela iniciativa desta interação tão positiva entre povo e militares.
    Gostaria de saber onde posso fazer alguns comentários, em específico sobre a situação da RMS do Litoral Norte.
    Grato e um bom dia.

  7. Ilmº Srº Comandante Geral,

    Parabéns pelo novo veículo de comunicação, que o aproxima de seus subordinados. Que Deus o abençoe e o ilumine na sua nova jornada.

  8. Cmdt. Procede a convocaçao ainda esse mes de mas 1500 homens.
    Senhor acha que da pra suprir a nescessidade aqui regiao oeste barreiras lapa nao se encontra segurança nas ruas nao a policiamento . Senhor precisa cobrar do governador efetivo . Desde ja um forte abraço

  9. Sua iniciativa, e primeiras ações que nos chegam noticiadas, mostram que o senhor encara a missão recebida com seriedade e com o empenho que devem ser atribuídos a ela: proteger o cidadão de bem e colocar ordem no caos de violência que alguns tentam infringir na nossa cidade. Continue assim: firme e forte no comando da nossa polícia, para que ela vele nosso sono, proteja nossas idas e vindas e, acima de tudo, assegure o bem da sociedade. A palavra convence. O exemplo arrasta!
    Continue sendo exemplo. Um abraço.

  10. Muito boa mais esta ferramenta para fortalecer os trabalhos da PMBA no estado ,a informação é algo fundamental no qual todas as instituições deveriam promover .Parabéns comandante pela iniciativa “a segurança a passos largos”

  11. Parabéns comandante pela continuação de modernização da instituição. Que Deus vos dê sabedoria para que o senhor possa gerir nossa PM BA de forma serena e justa.
    Aproveitar esse espaço para perguntar quando sairá a nova lista de CAS?
    Sou Sgt há quase 13 anos e não possuo tal curso, o qual poderá me garantir uma promoção.
    Respeitosamente, Sgt PM Paulo Calixto dos Santos.

  12. Boa noite Sr. Comandante Geral,

    Sou Sargento PM, atualmente servindo no Corpo de Bombeiros da Militar da Bahia – CBMBA. Digo Sgt PM, porque tive o meu nome incluído na lista de requerimentos de migração BM/PM deferidos, logo, sou subordinado a Vossa Excelência!

    O que me faz escrever essas linhas é o fato de que está na iminência de ocorrer mais uma injustiça com os Sgt que foram prejudicados com a criação da Lei nº 9.848/05 (quadro BM).

    Inicialmente, cumpre informar a Vossa Excelência que, diferente do que muitos pensam, nós praças fomos induzidos a erro, quando assinamos a famigerada opção de permanecer no quadro de BM criado pela retrocitada Lei. Não houve a devida explicação do que estava ocorrendo, muitos assinaram por pressão do Comando do CCB, outros não assinaram por não ter sido devidamente publicizado todo processo.

    AS consequências foram desastrosas para as praças e muito vantajosas para os oficiais do CCB, que em nenhum momento dos quase 10 anos de vigência da Lei 9.848/05, tomaram providências para tentar sanar os prejuízos causados “a base”. As praças, principalmente os Sargentos estão desde 2013 sem promoção, aptos nos requisitos, todavia, sem vagas no quadro.

    Em 10 de dezembro de 2014, após muitas lutas, foi editada a Lei 13.202, que trouxe uma luz no fundo do túnel – a possibilidade de migração nos quadros e permanência na PMBA. Sabe qual foi um dos motivos que levaram mais de 60 (sessenta) sargentos a pedirem para permanecer na PMBA? A proteção que os Comandantes Gerais propiciaram aos Policiais Militares do Quadro PM; realizaram o CAS em grande quantidade na convocação, foram promovidos a graduação de Subtenente e os Sargentos do QPBM, foram submetidos a convocações em ”doses homeopáticas” e promoção que é bom – nada!

    Não havia vagas para promoção a graduação de Subtenente, nem no Quadro BM, tampouco, no Quadro PM. Ressalta-se que as vagas criadas foram reservadas para o processo de migração, pois, um dos requisitos para poder migrar de quadro é ter vagas disponíveis, conforme o § 3º do artigo 64 da Lei 13.202/14, abaixo:

    “§ 3º – A transferência fica condicionada à existência de vagas disponíveis, após a data de publicação desta Lei, no respectivo posto ou graduação do Quadro para o qual for formalizada a opção e, não havendo vagas suficientes, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios para o seu preenchimento:”

    Com a publicação da lista final dos requerimentos de migração, que ocorreu no DOE do dia 11/04/2015 e publicada na Separata nº 070 de 13/04/2015, somos Policiais Militares! Vejamos o artigo 66 da Lei 13.202/14:

    “Art. 66 – Ressalvadas as opções deferidas na forma do art. 64 desta Lei, os atuais integrantes do Quadro de Oficiais, do Quadro de Oficiais Auxiliares e do Quadro de Praças do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar passarão respectivamente, na mesma data da publicação do ato previsto no parágrafo único do art. 65 desta Lei, a integrar o Quadro de Oficiais, o Quadro de Oficiais Auxiliares e o Quadro de Praças do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia previstos nesta Lei.”

    “Art. 65 – No prazo de 10 (dez) dias da data de publicação desta Lei, o Governador do Estado constituirá comissão especial responsável pela análise dos processos de opção referidos nos arts. 63 e 64 desta Lei, cuja conclusão dos trabalhos findar-se-á em 45 (quarenta e cinco) dias”.

    “Parágrafo único – No prazo de 10 (dez) dias, será publicada a relação final das opções deferidas com a indicação dos respectivos Quadros”.

    Ocorre Nobre Comandante, que no dia 20/02/2015, foi publicada uma lista de antiguidade dos sargentos PM e BM, com omissão dos TAFs, o que foi interposto recurso e publicou uma nova lista corrigida. Todavia, no dia 08/04/2015, foi publicada a separata 067, republicando a lista de antiguidade do dia 20/02/2015, com erro nos TAFs, o que significa que as promoções podem ocorrer sem levar em consideração o acima exposto.

    E como vai ficar a situação dos Sargentos que migraram para o QPPM, que hoje estão entre os mais antigos na PMBA, tendo em vista que são da turma de 1998, ressaltando que a Lei 13.202/14, estabelece que os militares do Quadro BM que migrarem para o Quadro PM deverão ser os últimos das suas turmas de ingresso, conforme o § 4º do artigo 64 da Lei 13.202/14, abaixo:

    “§ 4º – Ao ser efetivada a transferência, o bombeiro militar passará ao Posto ou Graduação do Quadro de destino, figurando como o menos antigo dentre os policiais militares com a mesma data de ingresso, bem como daqueles com data de ingresso anterior à sua”.

    Frese-se que os graduados da turma de ingresso de 1998, que não optarão pelo Quadro BM em 2005 – todos são Subtenentes.

    Por fim Coronel Anselmo, pedimos a Vossa Excelência que visualize a presente situação com o coração – se o senhor quiser promover – promoverá! Todavia, pedimos que analise se seria a medida mais justa, nós ficamos presos no quadro BM, mas, fomos sempre da PMBA. O CBMBA passou a existir a partir da emenda a Constituição da Bahia nº 20, e nós a partir do momento que assinamos nossos requerimentos para migrar para o quadro PM e permanecer na PMBA, passamos a ficar também sob o manto protetivo de Vossa Excelência.

    Na oportunidade reitero os votos de respeito e consideração.

    Respeitosamente,

    Carlos Santana – Sgt PM

  13. COMANDANTE PARABÉNS PELA INICIATIVA POR NOS APROXIMAR AINDA MAIS DA NOSSA POLÍCIA BAIANA.SENHOR ESTOU HOJE NA SITUAÇÃO DE MUITOS SOU EXCEDENTE DA PM BA E ESTAMOS AQUI LHE PEDINDO O APOIO MAIS UMA VEZ QUE O SENHOR SEMPRE NOS DEU, O CERTAME COMANDANTE AINDA É VÁLIDO E SABEMOS QUE MUITOS PERDERAM NA CHAMADA DOS 1.100 ANO PASSADO ONDE SÓ IRÃO 579 E QUE MUITOS DESSA ULTIMA CHAMADA DOS 2 MIL FORAM MUITOS FALTOSOS E INAPTOS DURANTE AS ETAPAS QUE SE SEGUEM.PEÇO-LHE COM TODA HUMILDADE DE UM CIVIL APAIXONADO PELA BRIOSA POIS MEU AVÔ TEM A HONRA DE SER O CRIADOR DO HINO FORÇA INVICTA E QUE ESTAMOS AQUI PARA SERVIR A POPULAÇÃO COM O RISCO DA VIDA QUE O GOVERNO POSSA CONVOCAR OS EXCEDENTES OU QUE POSSA REPOR ESSAS PERDAS PORQUE POSSO LHE GARANTIR SENHOR COMANDANTE QUE ESTAMOS QUERENDO MAIS UMA VEZ REPETINDO SERVIR E SERÁ DE CORAÇÃO E ALMA…ABRAÇOS QUE TEU BLOG SEJA SEMPRE DE TODOS…JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *