Você (re)conhece a grandeza da PMBA?

A grandeza da PMBA
Policial Militar baiano interagindo com a Comunidade. Foto: SECOM/BA

A maioria dos cidadãos tem contato com a Polícia Militar apenas se relacionando com o policiamento ostensivo presente nas ruas de um dos municípios baianos. Observando nossos homens e mulheres atuando, muitas pessoas ignoram toda a estrutura e esforços feitos para que o bom serviço de Segurança Pública seja prestado. Por isso resolvi mostrar aqui no blog um pouco das dimensões da PMBA, para que se tenha uma noção da grandeza da nossa Instituição.

Somos cerca de 30 mil homens e mulheres distribuídos em todos os 417 municípios da Bahia. Para se ter uma ideia do contingente que dispomos, algumas grandes empresas que atuam em todo o Brasil possuem efetivo bem menor, como a Volkswagen do Brasil (aprox. 21 mil), a Embraer (aprox. 17 mil), a empresa aérea Gol (aprox. 16 mil) e as lojas Americanas (aprox. 18 mil). Os números são do levantamento “As 100 maiores empresas do Brasil”, da Revista Exame.

Antes de iniciar o serviço policial-militar de fato, cada um dos nossos profissionais passa por testes físicos, psicológicos, médicos, de conhecimentos em várias disciplinas e por sindicância social, que analisa os precedentes sócio-morais do candidato. Caso aprovado em todas as etapas, passará por um curso de formação de 9 meses, pelo menos, em período integral, sendo acompanhado de perto por superiores hierárquicos, aprendendo Técnica Policial, Direitos Humanos, Sociologia, Direito Penal e Constitucional entre outros conhecimentos fundamentais para o exercício da função.

“Como se vê, a Polícia Militar da Bahia conta com significativas dimensões institucionais, na proporção de qualquer grande organização contemporânea”

Por trás do homem ou mulher que se apresenta ao público na rua existe uma grande estrutura de suporte e apoio. Temos desde o Departamento de Apoio Logístico (DAL), fornecendo armamentos e equipamentos de proteção individual, passando pelo Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), cuidando dos equipamentos tecnológicos, pelo Comando de Operações e pelos Comandos Regionais, que orientam estrategicamente a forma de atuação do efetivo.

Temos um Departamento que cuida das nossas Finanças (DAF), um outro que cuida da nossa Comunicação Social (DCS) e mais um para cuidar do planejamento e gestão da Corporação (DPOG). Além disso, o Departamento de Pessoal (DP) cuida dos Direitos dos nossos PMs, enquanto o Departamento de Promoção Social (DPS) promove ações que cuidam do estado psicológico e do suporte social para os nossos homens e mulheres.

Como se vê, a Polícia Militar da Bahia conta com significativas dimensões institucionais, na proporção de qualquer grande organização contemporânea. Toda essa estrutura trabalha com dedicação e afinco para que o serviço do policial militar que se apresenta ao cidadão tenha as melhores condições possíveis, e que sejamos bem-sucedidos em nossa missão: promover Segurança Pública de qualidade à sociedade baiana.

A partir de agora, sempre que você vir um policial militar na rua, lembre-se que há um grande esforço nos bastidores para que aquele homem ou mulher esteja lhe servindo. Ao se relacionar com um integrante da nossa tropa, você está se relacionando com toda ela. É a PMBA e a Comunidade na Corrente do Bem!

8 comentários sobre “Você (re)conhece a grandeza da PMBA?

  1. Boa tarde Coronel!
    Muito bom saber que nós estamos sendo guardados por esse efetivo de guerreiros e guerreiras; que desenvolvem suas atividades laborais para defender a comunidade do bem!
    Eu confio na PMBA!

  2. Parabéns pelo Blog Comandante.
    Espero que estas palavras cheguem para muitas pessoas, pois, realmente poucos são os que sabem da nossa missão e a admiram. Nem sempre foi assim, mas hoje a situação está crítica. O que a Polícia faz de melhor não sai nos jornais e somos sempre a manchete do dia por causa da exceção do nosso gigantesco serviço.
    Mas o caminho é esse, pensar e agir positivamente, sempre!
    abraços

    1. Parabéns pelo comentário Jordão Vieira!!! Parabéns tb pelo seu trabalho e obrigada por cuidar de nós, cidadãos!!! Que Deus proteja e guarde sempre vcs todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *